Na noite da última quinta-feira (31), foi conhecida a equipe que fará, junto ao Internacional, as partidas da segunda chave das semifinais da Conmebol Libertadores. Classificado diante do Olimpia, o Fluminense do técnico Fernando Diniz será o quarto time da penúltima fase da competição.
Deste modo, farão as partidas das semifinais da Libertadores, Boca Juniors x Palmeiras e Fluminense x Internacional. As partidas ocorrerão entre o final de setembro e início de outubro.
Com horário ainda a definir, Boca Juniors x Palmeiras se enfrentam no dia 27 de setembro em La Bombonera. Na mesma data, Fluminense e Internacional farão a partida de ida no Maracanã.
Do mesmo modo, no dia 04 de outubro, o Palmeiras receberá o Boca Juniors para a partida de volta no Allianz Parque. Data na qual também se enfrentarão Internacional x Fluminense no Gigante da Beira-Rio.
A grande final da Libertadores está agendada para ocorrer no dia 04 de novembro e será disputada no Maracanã. Assim como aconteceu em 2020, quando Palmeiras e Santos disputaram a final, é possível que tenhamos novamente um jogo decidido entre clubes brasileiros, no que seria a quarta final seguida entre clubes do Brasil.
Fluminense x Olimpia
Após vencer o Olimpia no Maracanã por 2×0, o Fluminense chegou ao Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, sem o compromisso de ter de ganhar. Até mesmo a derrota por um gol de desvantagem, classificaria o Tricolor Carioca a semifinal.
Apesar disso, em campo o Fluminense fez um jogo melhor do que o Olimpia e soube controlar a partida. Na etapa final, após ter um jogador a mais em campo, com a expulsão de Fernando Cardozo, o Fluminense engoliu a equipe paraguaia e venceu a partida por 3×1.
Primeiro título do Fluminense da Libertadores?
Entre as equipes que avançaram as semifinais, o Fluminense é o único clube que ainda não tem o título da Libertadores. Enquanto o Boca Juniors tem seis títulos, o Palmeiras três e o Internacional duas, o Flu nunca conquistou a competição.
Antes disso, o clube carioca chegou perto de vencer em 2008, mas acabou batendo na trave e ficando em segundo nas finais contra a LDU de Quito. Na época a final ainda era disputada em duas partidas de ida e volta.
Assim na ida em Quito, o Fluminense perdeu por 4×2. Os gols foram de Bieler, Guerron, Campos e Urrutia para a LDU e Conca e Thiago Neves para a equipe Brasileira.
Na volta, em uma partida incrível, após a LDU sair na frente com Bolanõs, o Fluminense foi buscar o resultado com três gols de Thiago Neves. Com o 3×1 no placar, a partida acabou sendo definida nos pênaltis, dando o título da competição aos equatorianos.
Caso avance novamente as finais, o Fluminense sonha em escrever uma história diferente. Por tanto, conquistando em sua casa o inédito título da Libertadores.